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FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE BIRIGUI
CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

 EDITAL Nº 01/2014

 

 

A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE BIRIGUI faz saber a quem possa interessar que estão abertas as inscrições do CONCURSO PÚBLICO, para o preenchimento de vagas de seu quadro permanente de pessoal, sujeitas ao regime jurídico dos empregados públicos tutelados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 

 

1 -  DOS CARGOS E VAGAS:

O processo seletivo atenderá o elenco de cargos de provimento efetivo, descritos a seguir, juntamente com as vagas disponíveis, a carga horária semanal exigida e o nível salarial respectivo, e, será realizado sob a responsabilidade da Fundação supra.

 

 

QUADRO: ÁREA ACADÊMICA

 

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

 

Área de conhecimento:

 

Administração Financeira e Orçamentária

Nº de vagas:

 

01

Requisitos:

 

  •  Graduação Ciências Contábeis e/ou Administração;
  • Pós-Graduação na área de finanças ou áreas afins;

 

Salário Bruto:

 

R$ 24,19 h/aula

 

Tipo de prova

 

Currículo Lattes e Memorial

 

Taxa de inscrição

 

R$ 40,00

 

 

Área de conhecimento:

 

Gestão de Custos

Nº de vagas:

 

01

Requisitos:

 

  •  Graduação Ciências Contábeis
  • Pós-Graduação na área de gestão de custos ou áreas afins;

 

Salário Bruto:

 

R$ 24,19 h/aula

 

Tipo de prova

 

Currículo Lattes e Memorial

 

Taxa de inscrição

 

R$ 40,00

 

CURSO: BACHAREL EM DESIGN

 

Área de conhecimento:

 

Design

Nº de vagas:

 

01

Requisitos:

 

  • Graduação em Desenho Industrial / Design;
  • Pós graduação lato sensu na área

 

Salário Bruto:

 

R$ 24,19 h/aula

 

Tipo de prova

 

Currículo Lattes e Memorial

 

Taxa de inscrição

 

R$ 40,00

 

CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

 

Área de conhecimento:

 

Tecnologia da Informação

Nº de vagas:

 

01

Requisitos:

 

  •  Graduação na área de Tecnologia da Informação e/ou afins.
  • Mestrado na área da Tecnologia da Informação e/ou afins.

 

Salário Bruto:

 

R$ 36,30 h/aula

 

Tipo de prova

 

Currículo Lattes e Memorial

 

Taxa de inscrição

 

R$ 40,00

 

 

Observação:

Os candidatos aprovados serão enquadrados de acordo com os requisitos mínimos para provimento do emprego exigidos na Lei Complementar sob n. 25 de 10/10/2007, que dispõe sobre o Magistério Superior da Fundação Municipal de Ensino de Birigui, salários e providências correlatas. Os candidatos serão contratados pelo regime jurídico das Leis do Trabalho (CLT), como professor em Regime de Hora-Aula dos valores supracitados.

 

2 - DAS INSCRIÇÕES E DATAS DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

2.1 -    A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste EDITAL, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2.2 -    As inscrições serão efetuadas de 13 de janeiro de 2014 a 20 de janeiro de 2014, em dias úteis, no horário das 13:00h às 17:00h, na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (FATEB), sito à Rua Antonio Simões, nº 04 – Centro – Birigui - SP, mediante pagamento da TAXA DE INSCRIÇÃO, vinculada a escolaridade do cargo pretendido, segundo quadros acima. O local de realização das provas será nas dependências desta Instituição de Ensino, localizada na Rua Antônio Simões, nº 04, Centro, Birigui/SP.

2.3 - Para fazer a INSCRIÇÃO, os candidatos deverão:

a. Efetuar o pagamento da TAXA DE INSCRIÇÃO, junto a Tesouraria desta Instituição;

b. Preencher, devidamente, a Ficha de Inscrição;

c. Anexar as cópias (xérox) do RG, CPF e Título de Eleitor;

d. Entregar, no ato da inscrição, o CURRÍCULO LATTES documentado e MEMORIAL.

e. Entende-se por MEMORIAL a apresentação de análise reflexiva sobre a formação acadêmica, as experiências pessoais e de estudo, trabalhos, pesquisas, publicações e outras informações pertinentes à vida acadêmica e profissional, indicando motivações e significados, conforme detalhado no item 4.2.

f. Informa que para participar da prova de argüição e julgamento de memorial por Comissão de Seleção Constituída pela Instituição de Ensino, os candidatos deverão consultar LISTA DE DEFERIMENTO afixada ou divulgada na pagina de internet: www.fateb.br, no dia 21 de janeiro de 2014, e, caberá recurso no prazo de 02 (dois) dias, a contar da data de sua divulgação. Interposto o recurso e não havendo manifestação da Comissão, o candidato poderá participar condicionalmente da etapa subseqüente.

2.4 - Os candidatos deverão satisfazer as seguintes exigências:

a)     Ser brasileiro ou estrangeiro estabelecido na forma da Lei;

b)     Ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos;

c)      Haver cumprido as obrigações e encargos para com o serviço militar;

d)     Estar quite com a Justiça Eleitoral e no gozo dos direitos políticos;

e)     Possuir aptidão, habilitação e capacitação para o exercício do cargo pretendido;

f)       Ter boa conduta e não possuir antecedentes criminais;

g)     Não possuir registro crime contra a Administração Pública.

2.5 - A inscrição poderá ser feita por procurador legalmente habilitado, e será formalizada em impresso próprio, devidamente acompanhada de declaração firmada pelo candidato, sob pena de responsabilidade, de que preenche todas as condições e está de acordo com o que dita o presente EDITAL. A assinatura do candidato na ficha de inscrição implicará na satisfação das exigências relacionadas no item anterior.

2.6- DATAS DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS: a prova de argüição e julgamento de MEMORIAL por comissão de seleção será a partir do dia 22 de janeiro de 2014, as 13:00h. O candidato classificado para essa fase deverá verificar seu nome, data e horário de prova, conforme lista afixada ou divulgada pela comissão de concurso público na pagina da internet www.fateb.br em 21 de janeiro de 2014.

 

3 - DAS PROVAS

- PRIMEIRA ETAPA: Análise do CURRÍCULO LATTES, após seu deferimento, será embasada por critérios objetivos, conforme Avaliação de Títulos (quadro - item 06), de caráter seletivo e classificatório.

- SEGUNDA ETAPA: Prova de argüição e julgamento do MEMORIAL por comissão de seleção constituída pela Instituição, terá duração de no máximo 30 (trinta) minutos, objetivando avaliar o conteúdo do memorial, e, os níveis de potencialidade de comunicação, criatividade e aderência, bem como seu perfil didático pedagógico,  totalizando o máximo de 50 (cinqüenta) pontos.

 

4 - DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS

4.1 - Os candidatos deverão comparecer ao local determinado, sito a Rua Antonio Simões, n. 04, Centro, para a argüição do MEMORIAL no horário estabelecido em lista divulgada na página da internet www.fateb.br.

4.2 - Na prova de argüição e julgamento do memorial por comissão de seleção o candidato deverá compor um texto formatado conforme as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cujo conteúdo não deverá ultrapassar 04 (quatro) páginas e contemplar os seguintes assuntos: a. descrever brevemente suas interações sociais privadas (relações familiares e amizades); b. relatar a motivação de sua inscrição e suas expectativas profissionais comentadas, destacando sua formação acadêmica e profissional, entre outros que o candidato julgar necessário.

4.3 - A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE BIRIGUI NÃO MANDARÁ AVISOS PELO CORREIO REFERENTE QUAISQUER INFORMAÇÕES RELATIVAS AO PRESENTE CONCURSO.

 

5 - DO JULGAMENTO DAS PROVAS:

5.1 - A análise do Currículo Lattes e Memorial respeitará os critérios estabelecidos nesse Edital.

5.2 - O não comparecimento na argüição do Memorial excluirá o candidato automaticamente.

5.4 - Não haverá segunda chamada para prova.

5.5 - A data, local e horário da prova estão no item 2.2 deste edital.

 

6 - DOS TÍTULOS E SUA AVALIAÇÃO

 

QUADRO: AVALIAÇÃO DE TÍTULOS 

 

TÍTULOS

VALOR UNITÁRIO

(pontos)

VALOR MÁXIMO

(pontos)

COMPROVANTES

Mestre

Strictu-Sensu

15

15

Diploma ou Ata Homologada acompanhado de Histórico Escolar

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu, MBA, Mestrado Profissional e Especialização com carga horária mínima de 360 horas.

10

10

Diploma ou Certificado acompanhado de Histórico Escolar

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu, Aperfeiçoamento com carga horária mínima de 180 horas.

05

05

Certificado acompanhado de Histórico Escolar

Produção Científica na Área Acadêmica com ISBN

01

10

Ficha Catalográfica e seu texto na integra (xérox)

Cursos de Extensão na área com carga horária até 200 horas

02

02

Declaração

Orientação de Trabalho Monográfico, nível de Pós-Graduação

01

07

Declaração e Ficha Catalográfica do Trabalho

Experiência no Ensino Superior de no mínimo 02 (dois) anos

01

01

Declaração de aprovação de Concurso Público

Totalização

35

50

-

 

6.1 - Cursos de Graduação e Pós-Graduação credenciados ou reconhecidos pela Legislação vigente.

6.2 - Só serão aceitos títulos de Mestrado obtido em Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu reconhecidos pela CAPES/MEC ou convalidados no Brasil.

6.3 - Somente serão pontuados os Títulos dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento Lato-Sensu, quando autorizados pela CAPES/MEC ou órgãos competentes.

6.4 - Para os cargos supracitados, a nota final de cada candidato aprovado será igual a somatória dos pontos obtidos da prova de argüição e julgamento do memorial e os pontos obtidos na avaliação curricular, nesse item 06.

6.5 - Só apresentarão os títulos supracitados, os candidatos da área acadêmica.

 

7 - DA CLASSIFICAÇÃO

7.1 - A nota final de cada candidato aprovado será igual a somatória dos pontos obtidos da prova de argüição e julgamento do memorial e os pontos obtidos na avaliação curricular, item 06.

7.2 - Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de pontos.

7.3 - Em caso de igualdade de pontos, terá preferência para nomeação o candidato:

a)     Maior número de dependentes legais (conforme consta em declaração de IR);

b)     Mais idoso.         

             

8 - DOS RECURSOS

8.1 - Revisão de nota e questões de legalidade: O candidato poderá apresentar recurso no prazo de 48 (quarenta e oito) horas contados, respectivamente, a partir da aplicação de cada etapa, da divulgação de listas de convocação e da publicação dos resultados das provas.             

8.2 - Feita à revisão será publicado o resultado final com as eventuais alterações.

 

9 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1 - A homologação do concurso será feita pelo Secretário Executivo da Fundação Municipal de Ensino de Birigui, em até 20 (vinte) dias, contados da publicação do resultado final, a vista do relatório apresentado pela COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO.

9.2 - A nomeação dos candidatos obedecerá à ordem de classificação das listas publicadas. Os candidatos da área acadêmica aprovados, por ocasião de sua nomeação e antes do ato da posse, deverão trazer seu CURRÍCULO LATTES e MEMORIAL documentados, inclusive comprovar todos os documentos pelos seus originais.

9.3 - O candidato aprovado fica obrigado a submeter-se a perícia médica, a critério da Fundação Municipal de Ensino de Birigui, que confirme a capacidade física e mental do mesmo para a posse e exercício do cargo de provimento específico a que se submeteu em concurso público.

9.4 - A inexatidão das informações ou a constatação de irregularidade em documentos, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do concurso.

9.5 - A COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO é dotada de poder para anular as provas de seleção de que trata este EDITAL se assim achar necessário, reservando idêntico poder ao Presidente da Fundação Municipal de Ensino de Birigui, devendo fundamentar suas razões.           

9.6 - O prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

9.7 - A aprovação dos candidatos no presente concurso não cria direitos à nomeação, mas esta quando se der, respeitará a ordem de classificação dos candidatos aprovados.

9.8 - A taxa de inscrição não será devolvida sob hipótese alguma.

9.9 - Os casos omissos serão resolvidos pela COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO.

9.10 - Possíveis erros de digitação deverão ser corrigidos no próprio local das provas.

E para que chegue ao conhecimento de todos e que ninguém possa alegar ignorância, faz baixar o presente EDITAL que será publicado resumidamente na imprensa, no site www.fateb.br e afixado no lugar de costume.

 

BIRIGUI, 10 de janeiro de 2014.

 

 

  José Avanço

Secretario Executivo

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ÁREA ACADÊMICA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

ÁREA DE CONHECIMENTO: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Introdução a finanças, gestão financeira do curto prazo, fontes de capitação de recursos. Serão abordados os seguintes tópicos: A Função Financeira na Empresa; Custo de Capital; Administração de Capital de Giro; Administração de Caixa; Administração de Valores a Receber; Administração Financeira de Estoques; Planejamento e Controle Financeiro - Uso do Fluxo de Caixa; Fontes de Captação de Recursos de Curto Médio e Longo Prazo.Técnicas e modelos de gestão financeira na empresa, gestão financeira do médio e longo prazo. Serão abordados os seguintes tópicos: Estrutura de Capital e Alavancagem; Política de Dividendos; Risco e Retorno; Administração Financeira Internacional. Técnicas e modelos de gestão financeira na empresa, gestão financeira do médio e longo prazo. Serão abordados os seguintes tópicos: Fusões e Aquisições; Avaliação Econômica de Projetos, Projeção de Demonstrações Financeiras e Análise de Balanço. O Brasil e a conjuntura econômica internacional;  primeiros passos para a exportação; projeto de exportação; legislação aduaneira e sua administração; operações internacionais; sistemática brasileira de exportação; desenvolvimento de processos de exportação; mercados comuns; as importações brasileiras; operacionalização; desembaraço alfandegário; pagamentos internacionais; funcionamento do mercado cambial; taxas cambiais e práticas das operações; instituições de financiamento internacional; comércio internacional; tratados e acordos comerciais.

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

ÁREA DE CONHECIMENTO: GESTÃO DE CUSTOS

Visão global da área de custos e seus principais problemas. Temas relacionados à controladoria e finanças, analisando e discutindo seus fundamentos e objetivos através de uma abordagem prática, organizacional e situacional da administração. Serão abordados os seguintes tópicos: definições gerais de custos e despesas; métodos de apuração de custos diretos e indiretos; departamentalização; custeio baseado em atividades; custeio por absorção e custeio direto (variável); margem de contribuição; ponto de equilíbrio; análise custo-volume-lucro; formação dos preços de vendas; problemas especiais na gestão de custos e custos para controle.

CURSO: DESIGN

ÁREA DE CONHECIMENTO: DESENHO INDUSTRIAL

Os conceitos e elementos básicos da composição (ou comunicação) visual e suas possibilidades de representação. Desenvolvimento potencial, percepção visual e observação. Estímulos de raciocínio visual. Elementos básicos da comunicação visual – ponto, linha, plano, contorno, direção, movimento e equilíbrio, teoria da cor e textura. Estudo dos meios e processos de representação. Trabalhando os estímulos e desenvolvimento da expressão bidimensional explorando impressões visuais e criatividade. Desenvolver estratégias e técnicas visuais; tipologia e características gráficas; conceituação de marca, logotipo e logomarca; estudo da identidade visual, embalagens, e produtos de comunicação em geral. Desenvolvimento da habilidade na manipulação, expressão e registro na transmissão das idéias geradas pelo raciocínio espacial por meio de exercícios em atelier e fora dele na coleta, por observação, da organização estérea do modelo, especialmente do calçado e do modelo vivo, visando ao vestuário. Exercícios do raff, lay-out e arte final, com suportes e agentes gráficos específicos e recomendáveis para cada caso.

CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ÁREA DE CONHECIMENTO: TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Histórico, fundamentos e características da tecnologia da informação. Linguagens. Resolução de problemas. Aplicações em sistema de informações. Conceitos de multimídia. Áudio em forma de onda. Áudio sintetizado. Disco CD, Vídeo DVD. Animação de imagens. Produção de multimídia. Aplicação em software de treinamento e auto-aprendizado. Desenvolvimento de aplicação da web, para servidores de aplicações, dispositivos móveis e desktop. Estudo e uso de ferramentas de suporte à automação das atividades de análise e projeto de sistemas e metodologias de programação. Uso de ferramentas automatizadas no desenvolvimento de módulos de apoio à documentação e apoio a construção de diagramas e geração de protótipos. Histórico e conceito de qualidade. O conceito de qualidade de software. Padrões, normas e métricas de qualidade de software Técnicas de garantia de qualidade de software. Metodologias e ferramentas de teste de software. Modelos de melhoria do processo de software. Planejamento de sistemas de qualidade de software.