18/02/2013 - Se o ano novo começou com novos desafios acadêmicos, confira cinco dicas para sobreviver a essa fase de aprendizado e superação
A universidade é uma fase muito importante no desenvolvimento de toda pessoa. Ela traz descobertas em praticamente todas as áreas da vida; você conhece pessoas de todos os tipos, aprofunda seus conhecimentos naquilo que é de seu verdadeiro interesse, descobre mais sobre as possibilidades de sua carreira e todas as coisas que você pode fazer no presente e no futuro. Além disso, também exige amadurecimento e disciplina, de maneira que os benefícios não se sobreponham a seu desenvolvimento acadêmico.
Para ajudar você a ter equilíbrio e maturidade na nova fase, confira quatro dicas de sobrevivência na universidade:
1. Não deixe as tarefas se acumularem
Uma das maiores armadilhas em que você pode cair é a procrastinação. Deixar para fazer suas tarefas na última hora ou acumulá-las irá atrapalhar seu rendimento o resto do período de aulas. Evite esses problemas com uma organização objetiva e disciplina em sua rotina de estudos.
2. Seja humilde
O fato de ter sido um excelente aluno em seus anos de ensino fundamental e médio não significa que você irá passar pela universidade sem dificuldades e decepções, pelo contrário, os desafios intelectuais serão ainda maiores.
3. Seja sociável
Seus colegas de classe são contatos importantes para o resto de sua carreira. Evite inimizades e outros conflitos infantis com eles e com seus professores. Relacionamentos bem desenvolvidos na universidade podem levar a melhores oportunidades em seu futuro profissional.
4. Sem estresse
Conheça e respeite seus limites. Se você sabe que uma prova muito difícil ou um trabalho extremamente cansativo estão à frente, procure tomar as medidas necessárias para evitar a fadiga ou deixar que essas tarefas prejudiquem suas outras atividades. É importante concentrar-se em seus estudos, mas ainda assim ter tempo para o descanso e lazer.