Pesquisar:

Notícia publicada em: 06/05/2022 às: 17:12:36
Por: COMUNICAÇÃO FATEB
Astronauta Marcos Pontes visita Birigui em comemoração aos 34 anos da FATEB

5 de maio de 2022 ficará marcado na história de Birigui. Em comemoração aos 34 anos da FATEB (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui), nossa cidade recebeu a visita do astronauta Marcos Pontes. O convite foi realizado pela FATEB, que contou com o apoio da ITB Equipamentos Elétricos, Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Solis Solar, Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Mundial Editora e Prefeitura Municipal de Birigui.

 

No período da manhã, Marcos Pontes conheceu as instalações da ITB e, na sequência, participou de um café da manhã oferecido pela empresa, no qual estiveram presentes alguns empresários e lideranças locais.

 

A tarde foi marcada pela inauguração do painel pintado na fachada do bloco 3 da FATEB, em homenagem a Marcos Pontes. A pintura foi feita a mão pelo artista biriguiense Osiel Gregorio, em alusão à missão espacial Centenário, realizada por Marcos Pontes em 2006. A arte emocionou o astronauta, que realizou a assinatura do painel, deixando registrada a mensagem: “Aos amigos de Birigui, e em especial a FATEB, que todos acreditem no Brasil e na educação. Como dona Zuleika, minha mãe, falava: ‘você pode qualquer coisa na vida, desde que você estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você!’ Vamos juntos fazer mais pelo Brasil”. Após conhecer as instalações da faculdade, Marcos Pontes visitou as empresas Solis Solar e Mundial Editora.

 

Palestra

 

No período da noite, na sede do Sinbi, Marcos Pontes conduziu a palestra “É possível”, na qual apresentou relatos sobre sua trajetória de vida, desde a infância carente na cidade de Bauru-SP, passando pela carreira como piloto de testes e de caça da Força Aérea Brasileira (FATEB), até chegar ao curso de astronautas da NASA e à missão espacial junto à agência espacial russa (ROSCOSMOS). Cerca de 500 pessoas prestigiaram o evento, entre alunos, professores e equipe da FATEB, autoridades locais, empresários e população de Birigui e cidades vizinhas.

 

Durante a palestra, o astronauta enfatizou conceitos que foram, primordiais em sua jornada, bem como as lições aprendidas com as dificuldades vivenciadas. Segundo Marcos Pontes, sua trajetória de vida foi marcada por muitos estudos, esforços e superações. “Construí oportunidades na vida, que me garantiram experiências muito especiais. Enfrentei desafios diversos, mas minha principal ferramenta é a permanente busca por conhecimentos”, afirmou.

 

Para Rodrigo Simon, secretário executivo da FATEB, o evento marca o aniversário da faculdade de forma muito especial. “Os conteúdos trazidos por Marcos Pontes despertaram nos participantes muitas reflexões sobre a vida. Para nossos alunos, focamos na seguinte mensagem: ‘acreditem em seus sonhos, pois, para chegar onde desejamos, é necessário persistência, dedicação e muito estudo’. Em nome da FATEB, expresso agradecimentos aos nossos parceiros, cujo apoio foi fundamental para as realizações deste momento tão marcante”, disse.

 

Para Sabrina Bellorti de Andrade Berne, diretora geral da FATEB, as palavras proferidas por Marcos Pontes representam a história da Instituição de Ensino FATEB, consolidada pela transformação através do ensino. “Temos a grata satisfação de compartilhar do sucesso profissional nos nossos queridos alunos, egressos dos diversos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Instituição ao logo desses 34 anos! Agradeço aos nossos parceiros que acreditam na importância do desenvolvimento educacional, como fomento em diversas áreas do setor econônimo, industrial e comercial da nossa cidade e região”, afirmou a diretora.

 

Sobre a FATEB

 

A FATEB se consolida como uma das instituições de ensino mais tradicionais da região. O principal objetivo da faculdade é oferecer uma formação sólida, para devolver à sociedade excelentes profissionais. Durante toda sua trajetória, a faculdade acompanha de perto o sucesso de seus alunos no mercado de trabalho. O corpo docente é constituído em sua maioria por professores com titulações de mestrado e doutorado, com experiências práticas na área da pesquisa científica em suas respectivas áreas de atuação. Atualmente, a FATEB oferece cinco cursos: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Software e Licenciatura em Pedagogia, com planos de novos cursos para os próximos anos.

 

Assessoria de Comunicação FATEB