Pesquisar:

Notícia publicada em: 04/08/2021 às: 16:28:46
Por: Comunicação FATEB
LIBRAS: nova lei regulamenta educação bilíngue para surdos e amplia oportunidades

Nesta terça-feira, 03 de agosto, foi sancionada a lei nº 14.191, que define a educação bilíngue para surdos como uma modalidade de ensino independente, modificando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Entende-se como educação bilíngue aquela que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda.

 

A medida deve ser aplicada em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos. A modificação na LDB deve beneficiar estudantes surdos, surdos-cegos, com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas que tenham optado pela modalidade bilíngue.

 

Dentre as ações previstas, o texto prevê que serão disponibilizados, quando necessário, serviços de apoio educacional especializado, como o atendimento educacional especializado bilíngue, para atender às especificidades linguísticas dos estudantes surdos, bem como estabelece que a oferta de educação bilíngue de surdos terá início desde o nascimento e se estenderá ao longo da vida. Os sistemas de ensino assegurarão a esses alunos a oferta de material didático e atendimento por professores bilíngues com formação e especialização apropriadas em nível superior. A lei visa ainda fomentar os sistemas de ensino, em regime de colaboração, de maneira que se desenvolvam programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos estudantes.

 

A lei pode ser conferida no site https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.191-de-3-de-agosto-de-2021-336083749.

 

Com informações da Agência Brasil.

 

Curso de extensão em Libras FATEB

 Esta nova lei amplia as oportunidades para profissionais habilitados no ensino de Libras. A FATEB (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui) está com inscrições abertas para o curso de extensão em Libras. Com carga horária de 180 horas, o curso será desenvolvido a partir de setembro, quinzenalmente aos sábados, com mediação da professora Ma. Mariane Della Coletta Savioli. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.fateb.br.

Investimento:

Alunos e ex-alunos FATEB: 08 parcelas de R$ 100,00

Público externo: 08 parcelas de R$ 120,00.