A Professora Ana Cristina de Souza Marin, coordenadora de curso da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (FATEB) publicou o artigo “Tarefas Aritméticas do ensino fundamental: por uma busca de criação de significados matemáticos pelas crianças” em parceria com o Professor Dr. José Carlos Miguel, professor titular da Unesp (Câmpus de Marília/SP), na Revista Sobebras (Volume 12 – nº 139 – julho de 2017).
Resumo do artigo – O estudo analisa procedimentos didáticos na constituição de tarefas aritméticas no contexto do ensino fundamental face à Teoria das Representações Semióticas. Vale-se de pesquisa bibliográfica, análise documental e de observação de aulas para reivindicar um olhar atento dos docentes em relação ao desempenho dos alunos, desenvolvendo posturas didáticas que permitam estabelecer uma relação com as experiências vivenciadas por eles para que possam formular relações, criar significados dos conteúdos trabalhados e efetivamente se apropriarem dos conceitos. Os episódios de numeramento analisados revelam desconsideração das vivências dos alunos. Conclui-se que as práticas docentes se revelam cristalizadas e que as condutas pedagógicas pouco se alteram por situações relacionadas à cultura escolar.
Segue artigo em anexo na íntegra (página 71 da revista).