A professora de nossa instituição, doutora Áurea Esteves Serra esteve na Faculdade de Humanidades e Artes da UNIVERSIDADE NACIONAL DE ROSÁRIO – Argentina durante o VIII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária e de Nível Superior apresentando o trabalho Autobiografias e formação docente: estudo sobre as representações de alunas de um curso de Pedagogia realizado com as alunas das XI turma do curso de Pedagogia de nossa instituição, um trabalho pautado nas memórias educacionais. Também desempenhou a função de coordenadora de mesa, comissão sobre experiências de formação. A seguir tem-se o resumo do referido trabalho.
Este trabalho estuda o processo de formação de sujeitos – futuras professoras – que ainda não ingressaram na vida profissional. Esses sujeitos são alunas de um curso de Pedagogia de uma fundação municipal de ensino superior. Propõe-se a investigar, por meio da abordagem autobiográfica, valores e representações que presidem a escolha do curso por parte dessas alunas e que se relacionam com as representações das práticas docentes. As análises apresentadas têm como foco principal o exame das “memórias educacionais” que se compõem ao longo da história da formação dessas alunas, para produzir valores e representações sobre a profissão do pedagogo e sobre as práticas docentes que se instalam nos cursos de formação de professores. A pergunta que apresenta o problema selecionado é: que elementos podem ser levantados para uma alteração nas práticas de formação docentes, visando a melhoria da formação e com isso obter melhor aproveitamento dos recursos que estão sendo mobilizados na direção – a prática próxima a teoria. Com a finalidade de apresentar os tipos de materiais com os quais se trabalhou, foi anexado, ao final do texto completo o roteiro de orientações que foi oferecido às alunas para a elaboração de relatos escritos sobre a história de vida escolar. O objetivo desta comunicação é oferecer sugestões aos professores universitários, a respeito de como pode ser melhorada a prática do trabalho de conclusão de curso, em beneficio de um aprendizado mais producente, e de resultados mais sólidos para as futuras professoras.