Áurea Esteves Serra[1]
Este trabalho que vem a público neste momento é resultado dos primeiros passos na formação das alunas do curso de Pedagogia, décima primeira turma, abrigado pelo projeto “Memórias educacionais”, pois nas últimas décadas observa-se um grande avanço na quantidade de pesquisas no campo das histórias de vida e formação. Assim este trabalho trata de uma experiência vivenciada na área da pesquisa de iniciação científica desenvolvida no curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui na qual se buscou conhecer as representações de futuros professores da Educação Infantil e primeiras series do Ensino Fundamental, investigando sobre as suas trajetórias de vida e escola, as concepções sobre a profissão docente e ainda as projeções quanto ao futuro profissional da educação.
A metodologia consta de narrativas autobiográficas e descrição das escolas, professores, métodos de ensino, um conjunto de concepções sobre a educação em vários níveis de ensino, uma vez que o memorial trata da pré-escola a universidade.
Como resultados têm-se muitos relatos que tratam da importância do curso para as suas vidas, manifestando a vontade de progredir nessa área, participando continuamente das formações oferecidas.
Considero que essa produção de escritas autobiográficas envolvendo a relação autor (narrador) com o passado traz a questão de subjetividade e das representações presentes nas narrativas, e em particular, o tema memória. Com isso, durante essa produção de conhecimento, percebi que as alunas ganharam vida e suas memórias ganharam força a cada passo em suas escritas porque escrever e refletir sobre si “implica geralmente em pensar sobre o que se escreve” (DEMARTINI, 2008, p.46). E nessa compreensão a reflexão sobre si mesmo possibilita que o sujeito que escreve vá desconstruindo sua vida, para através da atribuição de novos sentidos, reconstruí-la.
Ao narrar às experiências vividas os alunos se inseriram no processo de formação profissional começando a refletir sobre suas escritas e sentimentos acerca de acontecimentos marcantes nas suas histórias de vida na qual as circunstancias econômicas estão presentes em quase todas as narrativas. Com isso as narrativas vão evidenciando as identidades que constroem continuamente a partir das próprias trajetórias de vida.
Percorrer essas narrativas de que compartilhamos nos leva a experimentar um sentimento de nostalgia, quase uma saudade. Saudade da pequena escola, dos amigos, dos professores que nunca mais reencontramos. E neste sentido, é possível concluir que as narrativas reunidas neste volume produziram e ainda produzirão relações com aqueles que as lêem, sendo que um dos sentidos está expresso no artigo/comunicação apresentado pela coordenadora dos trabalhos durante o VIII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária e de Nível Superior que aconteceu entre os dias 21 e 23 de abril de 2014 na cidade de Rosário, Argentina. Trabalho esse de grande relevância para formação do pedagogo, uma vez que possibilita a relação teoria e prática.
Vale ressaltar que esta ideia de formação a partir de um Memorial educacional foi apresentada do VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária e de Nível Superior que aconteceu no mês de junho de 2012 na cidade do Porto, Portugal.
[1] Profª Dra. Áurea Esteves Serra – Birigüiense. Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Toledo de Araçatuba (1999) e em História pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2003), com especialização em Direito Educacional (2000) e Gestão Escolar (2003); Mestre (2004) e Doutora (2010) em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Marília, na área de Políticas Públicas, linha de História e Filosofia da Educação Brasileira. Foi bolsista de agosto de 2007 a janeiro de 2008 pela Capes junto a Universidade de Lisboa, Portugal, doutorado sanduíche. Atualmente está vinculada ao programa de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Araraquara desenvolvendo projeto de pós-doutorado sobre as escolas rurais da região de Birigui; está Diretora da Escola Municipal “Profª Geni Leite da Silva” desde 2000 e integra o corpo docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (FATEB) desde 2002, curso de Pedagogia. Autora dos livros: Aformação do professor alfabetizador em Birigui/SP (1961-1976). Araraquara, SP: Junqueira & Marin; São Paulo: FAPESP, 2007 e Birigui: Cidade Pérola. São Paulo: Noovha América, 2006. Também autora de capítulos de livros publicados pela editora Colibri - Universidade de Lisboa (2010), EDUFSCAR (2011) e pela CRV (2012).
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