Normas para Publicação

 

 

Tipos de Artigos publicados

 

 

Diferentes tipos de publicações:

 

  • Artigo de Pesquisa (Research Article)
  • Comunicação rápida ou carta (Rapid Communication or Letter)
  • Carta para o Editor (Letter to the Editor)
  • Micro Artigo (Microarticle)
  • Editorial

 

Quadro 1 Tipos de Artigos publicados

 

 

Tipos de Artigos

 

 

Características

 

Peer-Review*

 

 

ARTIGO DE PESQUISA

 

Artigo que comunica resultados de projetos de investigação ou desenvolvimentos significativos numa determinada área científica.

 

É o tipo de artigo mais comum nas revistas científicas.

 

A sua estrutura obedece a um formato normalizado, cujas principais partes constituintes são: Resumo/Abstract; Introdução (Porquê);  Método (Como); Desenvolvimento/Discussão (e Para quê); Resultados (O quê); Conclusão; Referências. A Discussão poderá ser incluída junto aos Resultados.

 

Esse tipo de artigo deve contar com o máximo de 30 e o mínimo de 15 páginas, considerados os espaços, as referências e excluído o resumo/abstract.

 

Passa pelo processo de Peer-Review*.

 

 

 

COMUNICAÇÃO RÁPIDA ou carta

 

Meio de divulgar de modo resumido o conteúdo ou parte dele, de um trabalho que está sendo desenvolvido num projeto, principalmente em áreas nas quais a informação pode tornar-se obsoleta rapidamente.

 

Este tipo de artigo pode dar origem a um Artigo de Pesquisa, no qual os resultados de investigação são apresentados com maior detalhamento. Não confundir com Carta para o Editor.

 

A sua estrutura obedece a um formato normalizado, cujas principais partes constituintes são: Resumo; Introdução (Porquê);  Método (Como); À Guisa de Resultados (O quê); À Guisa de Conclusão; Referências.

 

Esse tipo de artigo deve contar com o máximo de 14 e o mínimo de 07 páginas, considerados os espaços, as referências e excluído o resumo/abstract.

 

Passa pelo processo de Peer-Review*.

 

 

 

CARTA PARA O EDITOR

 

Texto de opinião sobre um artigo publicado numa revista ou sobre um tema em discussão na comunidade científica.

 

A natureza do seu conteúdo reflete a posição do autor em relação a um tema, mas não apresenta resultados de investigação científica, e assim não implica a revisão pelo processo de Peer-Review.

 

Podem ser submetidos livremente por qualquer pessoa, ficando a sua publicação ao critério do editor da revista fateb.cientifica

 

A sua estrutura obedece a um formato normalizado, cuja principal parte constituinte é: A Redação Dissertativa. Haverá a composição e publicação de uma Carta Resposta por parte do Editor da Revista, quando solicitada.

 

Esse tipo de artigo deve contar com o máximo de 06 e o mínimo de 03 páginas, considerados os espaços, as referências e excluído o resumo/abstract, quando for o caso.

 

 

Não passa pelo processo Peer-Review*.

 

 

 

MICRO ARTIGO

 

Artigo de formato resumido, cujo conteúdo fornece dados sobre uma experiência, incluindo uma experiência mal sucedida ou fazer o acompanhamento (follow-up) de outro artigo.

 

São publicados resultados de investigação sob a forma de dados, software, métodos, vídeo etc.

 

A sua estrutura obedece a um formato normalizado, cujas principais partes constituintes são: Introdução (Porquê);  Método (Como); À Guisa de Resultados (O quê); À Guisa de Conclusão; Referências.

 

Esse tipo de artigo deve contar com o máximo e o mínimo de 02 páginas, considerados os espaços, as referências e excluído o resumo/abstract, quando for o caso.

 

Não passa pelo processo de Peer-Review*.

 

 

 

EDITORIAL

 

Artigo que faz uma apresentação sumária do conteúdo de um fascículo de uma revista.

 

Pode ser redigido pelo próprio Editor ou por algum membro do Conselho Editorial.

 

A sua estrutura obedece a um formato normalizado, cuja principal parte constituinte é: A Redação Dissertativa.

 

Esse tipo de artigo deve contar com o máximo de 10 e o mínimo de 02 páginas, considerados os espaços, as referências e excluído o resumo/abstract, quando for o caso.

 

Não passa pelo processo de Peer-Review*.

 

 

* Nos meios acadêmicos, a revisão por pares, também chamada revisão paritária ou arbitragem (peer review, refereeing, em inglês) é um processo utilizado na publicação de artigos e na concessão de recursos para pesquisas.

 

 

Submissão

 

Instruções aos colaboradores

Posted on 12 de Abril de 2017

Atualizado em 11 de Setembro de 2018

 

 

A Revista fateb.cientifica aceita e publica artigos inéditos em língua portuguesa na área de Administração, Ciências Contábeis, Design, Informática e Pedagogia, e respectivas áreas a fins. Os trabalhos encaminhados para livros ou outros periódicos do país ou do exterior não podem ser encaminhados simultaneamente para a Revista fateb.cientifica.

 

Os tipos de artigos aceitos para publicação na Revista fateb.cientifica são:

 

  • Artigo de Pesquisa (Research Article);
  • Comunicação rápida ou carta (Rapid Communication or Letter);
  • Carta para o Editor (Letter to the Editor);
  • Micro Artigo (Microarticle);
  • Editorial.

 

Os artigos enviados serão apreciados pelos integrantes da Comissão Editorial e em seguida, aqueles que estiverem de acordo com os critérios editoriais da Revista serão encaminhados para a avaliação de pareceristas Ad hoc designados pela Comissão, desde que necessário passarem pelo processo de Peer-Review.

 

O prazo para resposta de aceitação ou recusa do artigo submetido varia de acordo com critérios internos definidos pela Comissão. Os artigos aprovados para publicação terão suas datas de submissão e aprovação informadas no texto publicado. Cabe à Comissão Editorial definir os critérios de avaliação de pareceristas Ad hoc designados, quando for o caso e a data de publicação do artigo.

 

Cabe à Comissão Editorial definir, a cada número da revista, os critérios para reunir os artigos já aprovados.

 

Os artigos deverão ser enviados por meio do endereço eletrônico da Revista, qual seja: fateb.cientifica@fateb.br

 

 

Diretrizes para a submissão de artigos ou conteúdos

 

No ato da submissão de um artigo deve-se identificar o tipo de artigo (veja Quadro 1 supra) que se pretende publicar na revista.

 

A identificação da autoria do artigo, sua filiação institucional e seu e-mail serão preenchidas na primeira folha do texto. Esta folha não será enviada aos pareceristas Ad hoc. . A identificação de quaisquer outras referências que permitam ao avaliador identificar a autoria do trabalho, a submissão do artigo será cancelada. Portanto, haverá avaliação cega de pareceristas Ad hoc, quando for o caso.

 

A redação do artigo deve acatar as seguintes orientações:

 

  • O texto deve ser apresentado em português, devendo ser enviado em arquivo com extensão .doc, .docx, em folha A4, fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente;

 

  • O número de páginas que devem compor o texto varia dependendo dos tipos de artigos aceitos para publicação conforme as informações do Quadro 1 supracitado;

 

  • O título do artigo em letras minúsculas, com exceção da primeira letra do título, nomes próprios e/ ou científicos, tamanho 14, em negrito. Ele deve ter no mínimo 3 conceitos e no máximo 15 palavras;

 

  • O resumo, quando for o caso deve conter entre 200 e 250 palavras e explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral; problema e hipótese da pesquisa; objetivos da pesquisa; metodologia utilizada; e principais resultados. Determinou-se o uso de parágrafo único, voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários;

 

  • As palavras-chave, quando for o caso devem ser de 3 a 5. Nenhuma palavra-chave deve aparecer na composição do título do trabalho. As palavras-chave devem estar numeradas sequencialmente;

 

  • Os agradecimentos institucionais (opcionais) devem ser citados junto ao título, mas em nota de rodapé e sem quaisquer referências, diretas ou indiretas, à autoria;

 

  • Tabelas, quadros, gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas), quando for o caso, devem estar numerados em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Imediatamente abaixo das figuras devem constar suas respectivas legendas textuais. Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas;

 

  • As imagens devem estar digitalizadas eletronicamente em formato JPG com resolução de 300 dpi e ser apresentadas em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que a legibilidade seja prejudicada. Todas as imagens, quando for o caso devem ser enviadas no corpo do texto;

 

  • Notas de rodapé, incluindo as de caráter explicativo não devem ser usadas. Existem exceções previstas nesse documento;

 

  • Citações no corpo do texto devem obedecer aos seguintes critérios:

 

a) Citações diretas (textuais) de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas e acompanhadas pelas seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número de páginas;

 

b) Citações textuais de mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 10 e sem aspas e espaçamento simples;

 

c) Citações indiretas devem ser apresentadas pelo sobrenome do autor indicado entre parênteses, em caixa alta, junto com o ano da publicação referida no final do parágrafo.

 

  • As referências bibliográficas devem obedecer à norma técnica NBR6023, de 30/08/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT www.abnt.org.br). Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar na bibliografia, a qual deve constar, sob o título de Referências, ao final do artigo e em página separada.

 

 

Processo de Avaliação pelos Pares (Peer-review)

 

Os artigos recebidos para eventual publicação em Revista fateb.cientifica e que estejam de acordo com os critérios editoriais da Revista serão encaminhados para a avaliação de pareceristas Ad hoc. Todos os avaliadores consultados terão, no mínimo, o título de mestres e pertencerão a IES e sua identificação permanecera em sigilo durante o processo de avaliação do artigo. A revista poderá publicar anualmente os nomes de seu corpo de pareceristas ad hoc.

 

Os aspectos que orientam a avaliação dos artigos para a análise são: a delimitação do tema e sua problemática relacionadas as áreas e aos eixos temáticos supracitados; domínio do estado da arte do objeto de estudo e da literatura científica; atualidade do tema e sua contribuição para a área de conhecimento específica; originalidade da abordagem; e a estrutura do texto e qualidade da redação.

 

Os avaliadores de artigo poderão recomentar ou não a aceitação integral do texto. Ou ainda sugerir modificações pontuais para nova avaliação que seja concluída pelos mesmos avaliadores.

 

 

Autoria

 

Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final.

 

Ao submeter um artigo para publicação em Revista fateb.cientifica o autor concorda com os seguintes termos:

 

(1) O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento; (2) As ideias e opiniões expressas no artigo, bem como a veracidade das citações diretas ou indiretas no corpo do texto são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista; (3) Após a primeira publicação, o autor tem autorização e é estimulado a divulgar o trabalho online e por outros meios, desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.

 

 

Conflitos de interesse e ética de pesquisa

 

Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar em nota final que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Veja o Código de Ética em Pesquisa da Revista fateb.científica.

Volume 01 – Número 2 – Janeiro/Dezembro2018

ISSN: 2594-9438