Pesquisar:

Notícia publicada em: 18/11/2020 às: 15:54:24
Por: Comunicação FATEB
Professora Áurea participa de seminário de pesquisa sobre formação de professores rurais

A professora Drª Áurea Esteves Serra, docente do curso de Pedagogia da FATEB, participou do seminário de pesquisa on-line Diálogos.com, sábado, 14 de novembro, apresentando um capítulo do livro escrito em co-autoria com a professora Drª Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, da UFPE, intitulado, “Sobre a formação de professores rurais no Brasil (1940-1970): o que as memórias revelam”. Este capítulo trata de acordo com Sharpe (1992), da história vista de cima – o prescrito, as normatizações para a formação de professores e da história vista de baixo - o que as memórias das professoras entrevistadas revelam.


A professora Áurea integra o projeto de pesquisa “Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: RS, PR, SP, MG, RJ, MS, MT, MA, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX)”, coordenado pela profª Dra. Rosa Fátima de Souza Chaloba (Unesp), financiado pelo CNPq, Processo n° 405240/2016-3, vigência 19/06/2017 a 18/06/2020, Chamada Universal MCTI/CNPq n° 01/2016, Faixa C. A pesquisa objetiva analisar a profissionalização docente no Brasil buscando compreender as políticas públicas empreendidas em âmbito nacional e estadual para a formação do magistério rural e as formas de recrutamento, carreira, salários e condições de trabalho dos professores do campo.


Uma das iniciativas do grupo de pesquisa é promover palestras ministradas em seminários de pesquisa (on-line) que conta com a participação dos pesquisadores envolvidos no projeto de diferentes instituições de ensino do Brasil, dos 12 estados brasileiros. Essas palestras são frutos de pesquisas realizadas por esses pesquisadores que compõe o livro “História e Memória da Educação Rural no século XX”, a ser publicado pela Editora Cultura Acadêmica, ainda em 2020.


As contribuições da professora Áurea para o projeto contemplam pesquisas orientadas por ela, desenvolvidas por alunos do curso de Pedagogia da FATEB, que contam com entrevistas de campo realizadas pelos alunos da faculdade junto a professores que iniciaram a carreira docente em escolas rurais da região de Birigui/SP.