Pesquisar:

Notícia publicada em: 25/08/2020 às: 12:32:40
Por: Comunicação FATEB
Pedagoga graduada pela FATEB desenvolve iniciativas em Educação Especial

Fernanda Dutra Galhego concluiu a graduação em Pedagogia em 2013, na FATEB. Ela sempre se interessou por temáticas que envolviam educação e reabilitação de pessoas com deficiência e, por isso, desde o início da graduação já tinha certeza sobre a área em que desejaria atuar. Após a graduação na FATEB, Fernanda realizou três cursos de Pós-graduação com o objetivo de aprimorar conhecimentos na área: Educação Especial Incluvisa, Deficiência Intelectual e Neuropsicopedagogia. “Todos me deram a base teórica para atuar na área da Educação Especial. Atualmente, realizo Pós-graduação em ABA (Applied Behavior Analysis), conhecida como a análise do comportamento aplicada, que é usada para a compreensão do comportamento e vem sendo amplamente utilizada no atendimento a pessoas com autismo. Realizo também curso de LIBRAS”, afirma a pedagoga.

 

Atualmente, diante da impossibilidade de realização de aulas presenciais por conta da pandemia, Fernanda e sua parceira de trabalho especialista em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), Mayla, refletiram sobre as dificuldades que as crianças da Educação Especial enfrentariam. Por isso, passaram a gravar vídeos com acessibilidades para que as crianças, com apoio de suas famílias, pudessem dar continuidade aos estudos. Os alunos atendidos atualmente são irmãos, um está no 2º e o outro no 4º ano do fundamental; ambos se comunicam em LIBRAS.

 

“As crianças realizam os mesmos conteúdos da sala regular e não necessitam de adaptações pedagógicas. Os vídeos são gravados no início de cada quinzena de atividades, são postados no YouTube e disponibilizados para a família a cada 2 dias via WhatsApp”, explica Fernanda. Neste segundo semestre, a turma de pedagogia da FATEB realizará observações das aulas da professora Fernanda, na modalidade remota, como forma de cumprir os objetivos de Estágio Supervisionado.

 

Com relação à parceria com a FATEB, Fernanda espera que a prática contribua com a formação dos alunos de Pedagogia. “Seria o momento de estarmos dentro da escola, aprendendo na prática a dinâmica das aulas, mas nessa realidade tão atípica que estamos vivendo, esperamos que nossa prática estimule vocês a terem coragem e muita força para concluir essa etapa tão importante de aprendizado. Em breve seremos amigos de profissão. Boa sorte!”

 

A FATEB agradece a Fernanda pelas partilhas e deseja muito sucesso nessas iniciativas que fazem a diferença!