Pesquisar:

Notícia publicada em: 02/08/2020 às: 18:05:45
Por: Comunicação FATEB
Pedagoga formada pela FATEB se destaca no mercado de trabalho

A FATEB faz parte da vida de grandes profissionais. Em 2007, Mariza Fortuna concluiu a graduação em Pedagogia na FATEB e, desde então, obteve grandes conquistas na área. Sua trajetória teve início em 2003, quando realizou magistério em Araçatuba; na sequência, escolheu a FATEB para aprimorar-se ainda mais na área. Durante a graduação, Mariza realizou estágio em algumas escolas particulares de Birigui e posteriormente, ainda como graduanda, foi professora substituta de Ensino Fundamental e Educação Infantil na Rede Municipal de Birigui, momento em que vivenciou as teorias estudadas na faculdade, pude adquirir uma vasta e rica experiência profissional e colocar em prática os conhecimentos e estudos.

 

Em 2007, quando concluiu a graduação, Mariza já havia sido aprovada em dois concursos públicos municipais para professora de Ensino Fundamental, sendo um na cidade de Birigui e outro na cidade de Araçatuba. Outras escolas fizeram parte da trajetória de Mariza. Hoje, ela é coordenadora pedagógica na EM Prof.ª Teresinha Bombonati, trabalhando com 3º, 4º e 5º anos, Professores AEE, Educação Física e Reforço. A pedagoga concluiu recentemente o Mestrado na linha de pesquisa Processo ensino-aprendizagem, realizando um estudo de caso com a corrente teórica do materialismo histórico-dialético. Confira entrevista que realizamos com Mariza. 

 

 

1) Fale um pouco de sua trajetória profissional. Qual cargo desempenha atualmente?

No ano de 2003, formei–me no magistério em Araçatuba, pelo CEFAM (Centro de formação do magistério), um ótimo projeto de incentivo à formação docente, idealizado por Orestes Quércia, com duração para 10 anos, eu pertenci praticamente a uma das últimas turmas a serem formadas.

No ano de 2004, prestei o vestibular e ingressei na FATEB (FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE BIRIGUI) fazendo o curso de pedagogia, que daria direito para ser professora de Ensino Fundamental e gestão escolar, foram anos de muitos estudos, conhecimentos e alegrias.

No início de meus estudos na FATEB, fui estagiária em algumas escolas particulares de Birigui; por volta do ano 2006, como eu já possuía o magistério, com ousadia avancei para águas mais profundas e fui ser professora substituta de Ensino Fundamental e Educação Infantil na Rede Municipal de Birigui, momento que vivenciei as teorias estudadas na faculdade, pude adquirir uma vasta e rica experiência profissional e colocar em prática os meus conhecimentos e estudos.

Em 2007, terminei a graduação em pedagogia e já havia passado em dois concursos públicos municipais para professora de Ensino Fundamental, sendo um na cidade de Birigui e outro na cidade de Araçatuba.

Depois de formada, fui docente efetiva na Prefeitura Municipal de Araçatuba lecionando no 1º ano do Ensino Fundamental da EM Prof.º José Machado Neto, no bairro São José, nesse mesmo tempo continuei meus estudos na FATEB, fazendo uma complementação, para que a minha pedagogia desse direito a Educação Infantil, foram momentos de intensos estudos, porém com conhecimento ímpar para minha formação.

No ano de 2009, efetivei como professora de Ensino Fundamental na rede municipal de Birigui, mais precisamente, na EM Prof.ª Ruth Pintão Lot, no bairro João Crevelaro, onde lecionei para um 3º ano, nesse tempo continuei meus estudos fazendo pós-graduação em Alfabetização e Letramento, depois cursei faculdade de Artes à distância e participando das formações continuadas oferecidas pela Rede Municipal que eram de excelente padrão de qualidade.

No ano de 2017, ingressei no Mestrado na linha de pesquisa processo ensino-aprendizagem, realizei um estudo de caso com a corrente teórica do materialismo histórico-dialético.

Atualmente, estou coordenadora pedagógica na EM Prof.ª Teresinha Bombonati, trabalhando com 3º, 4º e 5º anos, Professores AEE, Educação Física e Reforço, é um orgulho fazer parte dessa Unidade Escolar, do qual exercemos nossa profissão com paixão e responsabilidade, mas também formamos uma grande família, do qual um ajuda o outro em seus momentos de dificuldades, alegrias e tristezas.

Portanto, sou muito grata à Deus por ter me dado a oportunidade de ter estudado pedagogia, um curso que eu amo, realizando meu sonho, numa faculdade do meu município, de ótima qualidade, com todo o conforto e apoio de estar próximo da minha família e amigos.

 

2) No seu ponto de vista, qual foi a contribuição da FATEB em sua formação como pedagoga?

A FATEB foi de fundamental importância para minha formação enquanto pedagoga e foram inúmeras contribuições.

Primeiramente, ofereceu a parte teórica de suma importância para que eu pudesse exercer minha profissão com eficiência, complementou minha formação no magistério que tinha à prática.

Outra contribuição foi minha formação sendo um profissional ético e comprometido com a educação de qualidade a todos visando igualdade e equidade.

E por fim, o trabalho com a inclusão, pois em meu primeiro ano de faculdade fui submetida a um transplante de córnea que não ocorreu como devia, portanto, não possuo a visão do olho direito. Meu papai iria me tirar da faculdade, mas a coordenadora do curso, naquele ano Márcia Machado e o professor de Filosofia Rodrigo Pelloso Gelamo, foram até minha residência visitar-me e disseram ao meu pai que acreditavam no meu potencial, que eu seria capaz de estudar sozinha e fazer as avaliações na sala da coordenação em julho quando tivesse alta, e assim aconteceu.

Eu fiz tudo dessa maneira, não perdi nenhum ano e formei-me com minha turma. Também não poderia deixar de citar a professora Lucy Mari Soares Valentim, que sempre fazia uma avaliação com letras maiores para mim, considerando meu problema.

Portanto, na FATEB não recebi somente o gosto pelo saber, e a formação profissional, recebi uma formação completa enquanto ser humano, minha gratidão a todo corpo docente e direção da faculdade, vocês são muito importantes em minha vida.

 

3) Qual tema vc trabalhou no mestrado? Pretende dar continuidade com o doutorado?

No mestrado como já citei acima, minha linha de pesquisa foi processo ensino-aprendizagem, realizei um estudo de caso em duas escolas estaduais de Birigui com entrevistas semiestruturadas, com 4 docentes de Letras, dois diretores, dois vice-diretores e dois coordenadores pedagógicos buscando conhecimento sobre a importância da formação continuada docente e qual a corrente teórica que norteia essas formações, tanto a nível de escolas como a nível da Diretoria Estadual de Ensino, meus dados foram analisados pela técnica da triangulação de TRIVIÑOS (1987) sob a corrente teórica do materialismo histórico-dialético.

A dissertação chama-se “Modelos de formação continuada em um município do noroeste paulista: Um estudo de caso” e produziu muitos conhecimentos interessantes e importantes.

Atualmente, estou organizando os dados da minha pesquisa de mestrado para publicação em revistas, mas pretendo continuar com doutorado e pós-doutorado se for possível, o gosto pelo aprender e o saber incutido pela FATEB em minha vida, me realizam como pessoa feliz e motivada.

  

4) Quais as suas dicas para alunos e futuros alunos?

A educação é algo de suma importância para o ser humano, principalmente o ensino superior, pois é nele que recebemos formação profissional, critica, ética e muitos conhecimentos. Aproveitem esse momento na faculdade e usufruam e se embebedem dos conhecimentos do corpo docente que a FAETB possui, profissionais de alta qualidade que tem muito a oferecer.

Todo esse conhecimento que os professores colocam em reflexão nas aulas, estudem e se empoderem o máximo, pois o conhecimento libertará vocês, transformará à sociedade e mais ainda os tornará seres humanos ímpares que farão toda diferença no mundo e em nosso município.