Pesquisar:

Notícia publicada em: 13/09/2018 às: 18:32:35
Por: Comunicação FATEB
Diretora representa Fateb em oficina realizada pelo Inep

A diretora pedagógica da Fateb (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui), Drª. Renata de Freitas Góis Comparoni, participou, no dia 22 de agosto, em São Paulo, da Oficina de Classificação e de Avaliação dos cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

 

A capacitação foi realizada por iniciativa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), por meio da DEED (Diretoria de Estatísticas Educacionais), em parceria com a DAES (Diretoria de Avaliação da Educação Superior), com a SERES/MEC (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A oficina reuniu gestores educacionais de todo o Estado de São Paulo.

 

A oficina foi dedicada à capacitação dos procuradores educacionais institucionais do Estado de São Paulo no que se refere à metodologia de classificação dos cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Os participantes receberam informações acerca dos mecanismos necessários às instituições de ensino superior para que possam se manifestar em relação à revisão da classificação de seus respectivos cursos por meio do módulo de manifestação do Sistema Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Também foram apresentados os novos instrumentos de avaliação externa dos cursos de graduação.

 

A capacitação foi de extrema importância, haja vista que a classificação dos cursos é utilizada para a disseminação das estatísticas da educação superior no Brasil. Além disso, a classificação será imprescindível para a definição dos cursos a serem avaliados no Enade, servindo de referência para a classificação dos cursos por meio do sistema e-MEC.