Pesquisar:

Notícia publicada em: 09/08/2018 às: 08:22:07
Por: Fateb
Alunos da FATEB tem TCC publicado em site de grupo de pesquisa

Os alunos do curso de Pedagogia Catharine Andrade Ramires, Gabrieli Teixeira Costa, Lucas de Andrade Álvaro, Michele da Conceição Silva e Raíssa Duarte Costa que desenvolveram o trabalho de conclusão de curso, Memórias de professoras de escolas rurais: Birigui/SP (1940 a 1970) , sob orientação da professora Dra. Áurea Esteves Serra tiveram a grata satisfação de ter o trabalho publicado em http://gephesf.upe.br/teses-e-dissertacoes/

 

O TCC foi avaliado por meio de parecer técnico  pelas professoras, Dra. Alessandra Cristina Furtado da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e Dra. Virgínia Pereira da Silva de Ávila da Universidade de Pernambuco – UPE - Petrolina.

 

O recorte estabelecido para este trabalho de pesquisa está de acordo com o projeto de investigação sobre a Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: PR, SP, MG, RJ, MS, MT, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX), sob a coordenação da Profª. Dra. Rosa Fátima de Souza. Trabalho este que Compreende um estudo histórico sobre a formação e trabalho de professoras e professores primários rurais em 12 estados brasileiros (RO, MA, PI, PB, PE, SE, MT, MS, MG, RJ, SP, PR), abrangendo as décadas de 40 a 70 do século XX, do qual a professora Áurea/FATEB é integrante.

 

A seguir apresenta-se o resumo do trabalho.

 

Com o intuito de uma revisitação histórica para o período que compreende as décadas de 1940, 1950, 1960 e 1970, o presente trabalho tem o intuito de conhecer as dificuldades, os medos, as circunstâncias e as alegrias de quatro professoras alfabetizadoras que ministraram aulas na zona rural da região do Noroeste Paulista, mais especificamente na região de Birigui/SP, do qual versam sobre suas profissionalizações, e na escolarização da zona rural. Considera-se a pesquisa de grande relevância para conhecermos como foi efetivamente a educação na zona rural da região de Birigui/SP durante as décadas em foco. O presente trabalho aborda o histórico da educação com foco centrado no início da educação rural no Brasil, revisitando o histórico educacional brasileiro, para então focar nas memórias das professoras alfabetizadoras da zona rural da região de Birigui/SP, apresentando quatro entrevistas com profissionais que trabalharam na zona rural da região referida. Para assim, apontar quais as políticas educacionais voltadas para os fins educacionais vigentes na época auxiliaram na educação, e se de fato houve tais políticas educacionais. Foi proposto um diálogo com estas professoras, explorando os motivos por terem escolhido a carreira educacional, também foi abordado sobre a realidade vivida por elas nas escolas rurais, como foi a formação das mesmas, as circunstâncias educacionais em outra época, a exploração e explanação dos conteúdos e métodos disponíveis para as respectivas décadas, se eram direcionados por métodos vigentes na época para a alfabetização, sobre as dificuldades da profissão, as condições ofertadas ou não pelas políticas públicas em prol da educação no campo, se possuíram respaldo enquanto educadoras, sobre as condições das crianças que frequentavam as escolas rurais, além de técnicas exercidas e conhecidas por estas profissionais.

 

Palavras-chave: 1. Educação rural. 2. Políticas educacionais. 3. Professoras alfabetizadoras.