Pesquisar:

Notícia publicada em: 11/10/2013 às: 09:41:07
Por: Fateb
Professoras da FATEB tem trabalho aceito no XI CIHELA.

O trabalho de três professoras do curso de Pedagogia foram aceitos para serem apresentados no XI CIHELA (Congresso Iberoamericano  de História da Educação Latinoamericana: sujeitos, poder e disputas pela educação) que será realizado entre os dias 06 a 09 de maio de 2014 na cidade de Toluca, México.

O artigo da professora Dra. Áurea Esteves Serra intitulado “Grêmios Normalistas Brasileiros e Portugueses no limiar do século XX” apresenta um estudo que teve por preocupação central a comparação entre as associações de alunos das escolas de formação de professores da escola primária, no Brasil e em Portugal, no início século XX. O propósito foi analisar o processo de criação das associações de alunos nesse tipo de escola. Nesses termos, as questões referentes à concepção de associação estudantil e o papel do aluno são centrais na comunicação, uma vez que se imaginava que o papel destes postulava ser portador da modernização e renovação cultural proposta para esse período.   

 

O artigo da professora Ma. Lucy Mary Soares Valentim intitulado “México e Brasil a imagem do bom professor na novela Carrossel: um estudo sobre vocação para o magistério e a atuação da indústria cultural”, mostra que a imagem do professor apresentada nas telas por meio de filmes e de novelas tem um papel significativo na formação e na criação do nosso subjetivo cultural coletivo. Este trabalho de pesquisa procura fazer um levantamento da imagem de professor na novela Carrossel apresentada primeiramente no México (1989) e depois importada para o Brasil (1991), e investigar como a Indústria Cultural usa esta imagem para vender seus produtos.  O objetivo deste estudo é compreender como essas imagens trazem a informação do professor/a bom ou ruim e formam, na maioria das vezes um conhecimento distorcido da realidade, mostrando uma falsa ideia do professor, da professora, da escola e até dos alunos, mostrando inclusive o magistério como vocação acima da formação.

                                                                                                                                             

 

O artigo da  professora Ma. Márcia Elaine Catarin Vignoto apresenta uma investigação sobre mudanças no relacionamento entre estagiários dos cursos de magistério e/ou pedagogia e docentes em serviço, nos momentos de estágio supervisionado, desde a década de 70 até os dias atuais, e o quanto tais mudanças podem ter interferido positiva ou negativamente na formação daqueles que optam pela profissão de educador.

 

URL do evento: http://www2.cmq.edu.mx/gescon/index.php/cihela/cihela2014