Pesquisar:

Notícia publicada em: 05/09/2013 às: 10:51:51
Por: Fateb
Artigo das ex-alunas do curso de Desenho Industrial da FATEB foi aprovado para o SBDS+ISSD 2013

O artigo intitulado Dispenser: Sistema sustentável de comercialização de produtos de limpeza a granel das ex-alunas do curso de Desenho Industrial da FATEB, Cássia Aparecida Jacintho Lacerda, Paula Alves da Silva e Priscila Alves da Silva sob a orientação do Prof. Claudio Roberto Boni escrito com base no trabalho de conclusão do curso, que além de um produto, disponibilizou um sistema para a redução do consumo de embalagens será apresentado no Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS) + International Symposium on Sustainable Design (ISSD)2013 que acontecerá entre os dias 12 e 14 de novembro em Porto Alegre-RS.

O evento é uma iniciativa conjunta dos programas de pós-graduação em design da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e UniRitter (Centro Universitário Ritter dos Reis).

Segue abaixo o resumo do artigo: 

A sustentabilidade é um dos assuntos mais discutidos no século XXI, devido ao déficit ambiental causado pelo uso indevido dos recursos da biosfera. A primeira parte deste estudo nos apresenta uma pesquisa sobre o consumo excessivo de embalagens plásticas utilizadas em produtos de limpeza, que são comumente adquiridas em supermercados e, após o uso, são descartadas no meio ambiente. Foi realizada uma pesquisa com 70 indivíduos para se entender como as pessoas administram o uso das embalagens plásticas, desde sua aquisição. Dos entrevistados, 49% assumem descartar 100% das embalagens adquiridas no lixo sem separação para a coleta seletiva, mesmo tendo consciência dos danos que isso causa ao meio ambiente. Como forma de amenizar o problema, o presente estudo oferece uma alternativa para a redução do consumo de embalagens plásticas, através de sua reutilização. O consumo de produtos a granel (sem embalagens) foi utilizado por décadas e, na pesquisa de campo, teve aceitação de 73% dos entrevistados. A solução apresentada neste estudo baseia-se na implantação de um sistema de dosagem de líquidos com interface ergonômica e esteticamente agradável dentro dos supermercados, proporcionando o consumo de produtos de limpeza líquidos em quantidades condizentes com a necessidade do consumidor.

 

URL do evento: http://sbds2013.wordpress.com/