Pesquisar:

Notícia publicada em: 05/09/2013 às: 08:14:44
Por: Fateb
Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada (RA) é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. Ou seja, é uma tecnologia que realiza a interação entre o mundo real e objetos virtuais, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas. Por exemplo, utilizando óculos translúcidos, e, através da sobreposição de imagens virtuais geradas por computador, um usuário pode ver imagens geradas por computador projetadas em um ambiente real. Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada: a.) Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual; b.) Câmera capaz de transmitir a imagem do objeto real; c.) Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera.

 

A RA ainda está em uma fase inicial de desenvolvimento, mas aplicações incríveis já foram criadas para ela. Atualmente diversas empresas estão utilizando a RA para divulgar e posicionar suas marcas no mercado de forma diferente e criativa, criando uma experiência positiva com seu público-alvo. Uma forma de uso bastante comum da RA é através do uso de códigos de barras 2D, conhecidos com QR codes. Esses códigos vem impressos nas embalagens de produtos (ou às vezes no próprio produto) e, ao serem direcionados para uma webcam projetam objetos tridimensionais. Há sites que permitem que você escolha e prove virtualmente uma roupa ou um óculos de sol. Outro exemplo é o manual do novo Audi A3 que permite saber a finalidade dos botões presentes no painel do veículo apontando a câmera de um smartphone ou tablet para a área onde está o botão. O aplicativo Audi eKurzInfo reconhecerá a região que está em foco e mostra as descrições presentes ali.

 

Acha isso muito futurista? A RA não tem limite de aplicações. Ela pode ser usada no entretenimento, para criação de jogos muito mais interativos do que os já existentes; exposições de artes e museus podem oferecer experiências mais interativas aos seus visitantes; melhoria de processos da medicina, como cirurgias virtuais, nas quais os estudantes de medicina podem vivenciar situações práticas; além de milhares de outras alternativas que provavelmente ainda veremos serem criadas. O manuseio costuma ser muito simples e intuitivo, não havendo necessidade de treinamento do usuário. Que tal experimentar? Pesquise na Internet por "demonstração de realidade aumentada" ligue sua webcam e descubra a Realidade Aumentada.

 

 

 

Wagner José Dizeró. Doutor em Computação pela Poli/USP. Professor da FATEB. Professor e coordenador de curso no Centro Universitário Unilins. Diretor da Fabrasoftware. e-mail: wagner@fgestor.com.br | skype: wagner.dizero