Pesquisar:

Notícia publicada em: 07/08/2013 às: 17:27:27
Por: Fateb
Impressoras 3D

A impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva na qual um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. A impressão 3D utiliza modelos de objetos virtuais que podem ser criados por programas de modelação ou scanners 3D. Os modelos são computacionalmente divididos em camadas que serão impressas aditivamente umas em cima das outras de forma a criar o objeto final. Não existe um limite para a complexidade dos objetos impressos, que podem ser impressos até mesmo coloridos.

 

O processo de impressão 3D pode ser utilizado para inúmeras finalidades. É possível imprimir joias, esculturas, maquetes, próteses, utensílios domésticos, roupas e até armas de fogo. Já existem diversas iniciativas no mundo todo para o desenvolvimento de impressoras grandes o suficiente para a construção de casas inteiras. A principal vantagem é a rapidez e o custo relativamente baixo dos modelos desenvolvidos. Antes dessa técnica ser desenvolvida, para se construir um protótipo de uma peça funcional de um motor, por exemplo, era preciso primeiro modelar manualmente a peça, para depois enformar e fazer o molde. Com a impressão 3D, tudo isso ficou mais rápido. Mas é preciso ter um modelo tridimensional digital. Para isso é necessário conhecimentos em ferramentas gráficas 3Ds como AutoCAD, mas também é possível baixar modelos prontos de projetos na internet.

 

Nos últimos anos, as impressoras 3D chegaram trazendo muitas novidades e tornaram-se financeiramente acessíveis para pequenas e médias empresas. Um estudo realizado pela Universidade Tecnológica de Michigan chegou a conclusão que uma impressora 3D pode pagar a si mesma em até um ano. Apesar de tímido, mercado desses aparelhos por aqui é crescente e já conta inclusive com modelos 100% nacionais. Alguns modelos custam a partir de 4 mil reais. No último mês, uma empresa inglesa lançou um modelo com preço popular de 500 dólares. O preço da impressão varia de acordo com o tamanho do objeto e o tipo de material utilizado, que pode ser ABS ou PLA. O custo gira em torno de R$ 100/Kg. Com a popularização dos equipamentos existe a tendência natural de queda dos preços.

 

 

 

Wagner José Dizeró. Doutor em Computação pela Poli/USP. Professor da FATEB.  Professor e coordenador de curso no Centro Universitário Unilins. Diretor da Fabrasoftware. e-mail: wagner@fgestor.com.br | skype: wagner.dizero