Pesquisar:

Notícia publicada em: 05/08/2013 às: 09:26:15
Por: Fateb
Professor Marco Aurélio Barbosa de Souza tem artigo aprovado para apresentação em Congresso Internacional

O artigo intitulado “A indústria Calçadista de Birigui na década de 1980: desenvolvimento e competitividade”, de autoria do Prof. Me. Marco Aurélio Barbosa de Souza será apresentado no 10º Congresso Brasileiro de História Econômica e 11º Conferência Internacional de História de Empresas, que será realizado na cidade de Juiz de Fora (MG) entre os dias 9 e 11 de setembro de 2013.

 

O congresso é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica – ABPHE, principal organização científica nacional nesta área.

 

Na pesquisa o docente revisou os conceitos de competitividade presentes em interpretações que analisaram a indústria brasileira de calçados nos anos 1980, em especial, a denominada competitividade (autêntica e espúria) e flexibilidade espúria. Para o desenvolvimento do trabalho, além da pesquisa bibliográfica, realizou-se um “Estudo de caso”. Os resultados evidenciam que o termo “flexibilidade espúria” foi o mais apropriado para o entendimento da competitividade da indústria calçadista de Birigui na década de 1980. Em relação ao desenvolvimento, constatou-se que mesmo em uma década de baixo crescimento, a indústria local apresentou crescimento favorável.

 

O professor Marco Aurélio Barbosa de Souza é docente em nossa instituição, economista e Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara. O professor é autor dos livros: Aglomeração Calçadista de Birigui: origem e desenvolvimento (1958-2004) e o Cinquentenário da Indústria do Calçado Infantil de Birigui: Pioneiros e Empreendedores (1958-2008). Os dois livros do professor-autor encontram-se disponíveis na biblioteca da Faculdade.

 

Alunos interessados na pesquisa do docente podem fazer contato por meio do e-mail: prof.marcoaurelio@yahoo.com.br.