Pesquisar:

Notícia publicada em: 04/07/2013 às: 14:03:49
Por: Fateb
Que tal comprar um tablet?

Um tablet é um dispositivo móvel em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos. Suas funcionalidades são acionadas com a ponta dos dedos através de uma tela sensível ao toque (touchscreen).  É um novo conceito: não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua funcionalidades de ambos. O que é certo é que além de divertido, um tablet podem, sim, serem usado como importante ferramenta corporativa, seja para utilizá-lo em apresentações comerciais em reuniões ou para acesso a e-mails e aplicativos online de uma empresa.

 

Em geral, os tablets possuem dimensões entre 7 e 10 polegadas e pesam cerca de 500g. Com capacidade de armazenamento variando entre 4 e 64GB, é possível gravar um vasto material, que pode incluir muitos programas, milhares de fotos ou, ainda, alguns filmes completos. Uma característica interessante está na autonomia da bateria, que permite seu uso ininterrupto durante um dia inteiro. Dependente do modelo e da forma de uso, é possível utilizá-lo por diversos dias sem precisar recarregar. Outra característica importante está relacionada ao sistema operacional, pois os programas são desenvolvidos especificamente para cada plataforma. A maioria dos tablets utilizam Android (Google*), iOS (Apple*) ou Windows 8 (Microsoft*). [* marcas registradas] Para outros sistemas alternativos, você poderá encontrar dificuldades para encontrar versões compatíveis de programas. A instalação de novos programas é feita diretamente pela Internet, via wi-fi (rede sem fio) ou chip de celular 3G. Alguns dos programas são pagos, mas a maioria pode ser instalada gratuitamente.

 

As versões mais simples podem ser encontradas a partir de R$ 200,00. Mas existem versão mais sofisticadas que ultrapassam R$ 2.000,00. Contudo, a escolha de um tablet não se resume em comprar o mais barato. Cabe analisar os custos e benefícios para a escolha do modelo (e preço) mais adequado para atender as suas necessidades. Saber pesquisar pode fazer toda a diferença. Depois, é só aproveitar!

 

Wagner José Dizeró. Doutor em Computação pela Poli/USP. Professor e coordenador de curso no Unilins. Diretor da Fabrasoftware. e-mail: wagner@fgestor.com.br